Ansiolíticos naturais: Florais de Bach

A ansiedade é inerente ao ser humano, são reações orgânicas advindas da expectativa por determinadas situações, caracterizada por sentimentos desagradáveis de tensão, medo, insegurança e apreensão que podem gerar efeitos deletérios ao organismo como desordens psicossomáticas.

A ansiedade se manifesta através de alterações fisiológicas e psicológicas com tempestade crescente de pensamentos descontrolados que tiram nossa paz de espírito e qualidade de vida.

Os Florais de Bach nos ajudam a equilibrar de maneira natural nossas emoções, sem contraindicações e não causam dependência, podendo ser utilizado por pessoas de todas as idades.

As Essências florais são manipuladas a partir de plantas selvagens, flores e árvores do campo, equilibram transtornos de personalidade, harmonizando o corpo etérico, emocional e mental.

É ideal consultar um especialista floral para que a anamnese e prescrição seja adequada e personalizada.

Esses florais foram propostos pelo Dr. Edward Bach, médico, bacteriologista e patologista, descobertos entre os anos 1920 e 1930.

São 38 tipos de essências, cada uma com indicações distintas, porém complementares, associadas a emoções humanas.

Agrimony, é um poderoso ansiolítico natural, é indicado para atualidade em decorrência do desafiante momento que estamos vivenciando. Essa essência promove a paz interior tão necessária no combate aos medos e receios.

As essências Florais que também podem auxiliar no controle da ansiedade são Mimulus e Red Chestnut, entre outras.

A essência Impatiens ajuda a acalmar e desenvolver empatia, e paciência. Harmonizando a aceitação do ritmo de outras pessoas, auxiliando no convívio do isolamento social, e ao desenvolvimento de fatos desafiadores como o que estamos vivenciando nesse momento de transformação planetária.

Chestnut Bud é outra essência e ajuda as pessoas no descanso mental, a paz interior e, consequentemente, as idéias tornam-se mais claras e promove a consciência dos sentimentos.

A essência Cherry Plum promove coragem e fomentam a capacidade de lidar com os desafios da vida, superando a tensão e o medo extremo.

Beech por sua vez, auxilia pessoas críticas e intolerantes a desenvolver autoconhecimento, colocando-se em no lugar do outro, para adotar uma atitude mais compreensiva, tolerante e empata.

Essas são algumas das essências que podem ajudar a controlar a ansiedade de maneira natural sem agredir ao organismo, mas é necessário anamnese e prescrição do especialista floral para que o ajuste sinérgico das essências seja adequado e personalizado para cada paciente em cada etapa da vida!

 

Dr.ª Msc. Giulia Henrique Coelho

Terapeuta de humanos e animais. Profissional de Educação Física Especialista em Acupuntura CREF/RJ 032239 & Médica veterinária, Mestre em Ciências Clínicas com ênfase em Acupuntura UFRRJ. CRMV/RJ 12843.

Compartilhar