COMO REDUZIR A RETENÇÃO HÍDRICA COM OS CHÁS

Antes de abordarmos as ervas que podem auxiliar nos inchaços, é importante saber que temos várias possíveis causas para eles.

Antes de qualquer coisa, precisamos pensar nas CAUSAS e buscar corrigi-las, pois de nada adianta reduzir os inchaços utilizando os chás e daqui a pouco eles voltarem! Seria o mesmo que cavar o buraco e ter alguém jogando a terra de volta!

Outra pergunta a se fazer é: será que é inchaço (acúmulo de líquido) ou é gordura (aumento do volume das células adiposas)?

Algumas das causas da retenção de líquidos:

  • Dieta rica em sódio (os produtos industrializados são campeões)
  • Ingestão insuficiente de água
  • Ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé)
  • Problemas cardíacos
  • Uso de alguns tipos de medicamentos (como os anticoncepcionais, por exemplo)
  • Falta de atividade física
  • Doença renal
  • Alterações na tireoide

Ufa! Quantas causas, não é mesmo? E então? Você se enquadra em uma ou mais dessas causas? Se sim, procure corrigir e observar se essa retenção diminui, antes de pensar em qualquer tratamento apenas sintomático.

Lembrando que é importante sempre realizar um check up com seu médico e descartar problemas mais graves que podem levar a esse quadro. A retenção é apenas a manifestação! Veja sempre o que veio antes dela!

 

Em nosso corpo, temos líquido entre as células, que é importante para que os nutrientes e o oxigênio possam ser dissolvidos e fluir por todo o corpo. Quando esse líquido está em excesso é chamado linfa, e é absorvida pelos vasos linfáticos. Quando essa linfa passa pelos linfonodos (presentes nas axilas, virilhas e outros locais do corpo) ela é filtrada para eliminar impurezas e retorna para a circulação.

 

Nessa época de verão, muito calor, é muito comum esse quadro de inchaço. Para aliviar deixarei algumas dicas de chás que podem auxiliar (mas lembre-se, procure sempre um profissional para fazer indicações mais específicas para o seu caso e não tomem o mesmo chá de forma contínua por muito tempo):

 

Hibisco (Hibiscus sabdariffa): A parte utilizada é a flor. Essa planta contém flavonoides, vitamina C, mucilagens, antocianinas e ácidos orgânicos. Possui ação antiespasmódica, diurética, digestiva, laxante suave. Irá aumentar a eliminação de urina, possuindo ação anti-hipertensiva. Não deve ser ingerido por mulheres que estão tentando engravidar, por pessoas com pressão arterial baixa, gestantes e lactantes.

 

Cavalinha (Equisetum arvense): Possui ácido sílico, taninos, saponinas, vitamina C, flavonoides, alcaloides, ácidos orgânicos. Tem ação diurética,remineralizante, anti-inflamatória, adstringente. Auxilia em problemas circulatórios, estimula síntese de colágeno e elastina, melhorando tônus e elasticidade da pele. Contraindicada para gestantes, pessoas com problemas cardíacos e renais. Deve ser ingerida em forma de chá (infusão) no máximo 200mL ao dia.

 

Cabelo de milho (Zea mays): Possui ácido málico, vitaminas A, B1, B2, e C, ácido salicílico, sais de cálcio e potássio, dentre outros. Tem grande poder diurético e antimicrobiano. Propriedades hipoglicemiantes, adstringentes, anti-inflamatória, estimula o fluxo biliar. Muito utilizado em cistites, casos de gota, cólicas renais (nesse caso precisa saber tamanho do cálculo). Não utilizar durante gestação e lactação.

 

Dra. Naiara Valim

Biomédica acupunturista

CRBM 22079

Compartilhar